• Link Início
  • Link Contato
Seja bem vindo!
Tel.: (19) 3291 2695 Fax.:(19) 3291 2696
  • Link Facebook
  • Link Youtube
  • Link Twitter
  • Link Orkut

Divisão Gestão do FAP/NTEP

GESTÃO DO FAP/NTEP
O DECRETO Nº 6.042 - de 12 de fevereiro de 2007 alterou o Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto no 3.048, de 6 de maio de 1999, disciplinando a aplicação, acompanhamento e avaliação do Fator Acidentário de Prevenção - FAP e do Nexo Técnico Epidemiológico, e dá outras providências.
As alterações introduzidas pelo Decreto mencionado, implanta três alterações de maior relevância:
1 – Revisão do enquadramento dos setores de atividade para fins de contribuição ao seguro de acidente de trabalho – SAT;
2 – Incorporação da componente epidemiológica (NTEP) na avaliação da perícia médica;
3 – Cria o FAP: Fator Acidentário de Prevenção.
O QUE É FAP?
FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO
- Definição:
O Fator Acidentário de Prevenção é um multiplicador de alíquota SAT que irá permitir que, por setor de atividade econômica, as empresas que melhor preservarem a saúde e a segurança de seus trabalhadores tenham descontos na referida alíquotas de contribuição. O FAP é um índice que pode reduzir à metade, ou duplicar, a alíquota de contribuição de 1, 2 ou 3%, paga pelas empresas, com base em indicador de sinistralidade. O FAP oscilará de acordo com o histórico de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho por empresa e incentivará aqueles que investem na prevenção de agravos da saúde do trabalhador.

- Implicações Tributárias e Trabalhistas:
A empresa que não se preocupar com seu ambiente de trabalho, nem investir em segurança do trabalhador, poderão ter sua alíquota de contribuição ao SAT aumentada, em até 100%, em razão do seu histórico de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais.
Em contrapartida, a empresa que investe em prevenção e protege a saúde do seu trabalhador (documentando efetivamente o procedimento nesse sentido) e consegue obter índices mais baixos, ou mesmo, abolir a ocorrência de acidentes ou doenças ocupacionais, poderá ter seu índice de contribuição para o SAT reduzido em até 50%.
- Implicações na Medicina do Trabalho:
Os exames admissionais e demissionais deverão ser bastante criteriosos, sob pena de se admitir ou demitir, injustamente, empregado portador de doença ocupacional.

No caso de demissão de funcionário portador de incapacidade laborativa por doença profissional, uma ação indenizatória seria facilmente procedente ao empregado já que o NTEP inverte o ônus da prova.
O QUE É NTEP?
NEXO TÉCNICO EPIDEMIOLÓGICO PREVIDENCIÁRIO
- Definição:
É uma metodologia que consiste em identificar quais doenças e acidentes estão relacionados com a prática de uma determinada atividade profissional. Com o NTEP, quando o trabalhador contrai uma enfermidade, diretamente relacionada à atividade profissional, fica caracterizado o acidente de trabalho.
- Desdobramentos:
Reflexos jurídicos nos âmbitos Ambiental, Tributário, Penal e principalmente Trabalhista, Previdenciário e Civil.
- Implicações Trabalhistas:
Obrigatoriedade do depósito de FGTS, pelo empregador, durante o período de afastamento e estabilidade de um ano no emprego ao empregado.
- Implicações Civis:
As ações podem extrapolar a esfera trabalhista e alcançar o âmbito civil através da possível caracterização de ato ilícito, que gera indenização por dano material ou moral.
- Implicações Previdenciárias:
Transformação do benefício previdenciário em acidentário e reflexos nos requerimentos de aposentadoria especial.
- Inversão do ônus da prova:
Após o advento do NTEP, desincumbiu-se o empregado acometido de doença ocupacional, de comprovar a aquisição da mesma no local de trabalho ou em função do mesmo, cabendo, agora à empresa, demonstrar a inexistência de nexo causal entre o trabalho e o agravo.

O Instituto NTEP proporciona reflexos, ainda, em outros ramos do Direito, como o Direito Ambiental e Direito Penal, dada a sua importância. Devemos apenas nos lembrar que o NTEP é Instituto Jurídico do ramo do DIREITO PÚBLICO.
Devido à relevância das implicações acima mencionadas, é que a SINAC coloca-se à disposição para treinamentos de pessoal, assessoria jurídica e desenvolvimento de todo e qualquer trabalho ligado ao Instituto NTEP, em razão do amplo conhecimento dos nossos corpo jurídico neste setor.





Sua empresa necessita:
- Reduzir a sua alíquota do RAT (SAT)

- Assessoria sobre FAP e NTEP

- Palestras sobre FAP e NTEP

- Treinamento sobre FAP e NTEP
Fale com os melhores, fale conosco: SINAC - MEDICINA E SEGURANÇA OCUPACIONAL
Estamos aptos a lhe oferecer o melhor treinamento, palestras e assessoria completa para que sua empresa possa se
beneficiar com a redução de impostos com o FAP - Fator acidentário de prevenção e NTEP - Nexo técnico epidemiológico previdenciário.

Onde Estamos

Núcleo ADM SINAC
Av. da Emancipação, 3770
Pq dos Pinheiros
Hortolândia - SP
Cep: 13184-654

Nossa Rede

  • Link Facebook
  • Link Youtube
  • Link Twitter
  • Link Orkut

Copyright ©
www.sinacocupacional.com.br
Todos os Direitos Reservados

DESENVOLVIDO POR ideia soft